sexta-feira, 9 de abril de 2010


Apple lança o iPhone OS 4


A Apple apresentou na quinta-feira (08/04) o iPhone OS 4, levando mais de 100 novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de navegar entre múltiplas aplicações rodando no background.
O CEO da companhia, Steve Jobs, revelou a última versão da próxima geração do sistema operacional de seu smartphone em conferência na Califórnia. A Apple planeja disponibilizar o sistema para iPhone, iPod Touch e iPad no meio deste ano. Uma versão beta já está disponível para desenvolvedores no site da empresa.
A versão 4 do sistema traz mais de 100 novas ferramentas. Entre as mais importantes está a multitarefa, que possibilita navegar entre diversos aplicativos rodando de forma simultânea. Esta funcionalidade estava no topo da lista de pedido de usuários do smartphone.
Com essa capacidade, o iPhone se iguala aos competidores. O webOS da Palm, S60 da Nokia, BlackBerry OS e Adroid oferecem essa possibilidade em algum nível. A Apple avisa ainda que a função multitasking foi agregada sem que o aparelho perdesse desempenho.
Desenvolvedores terão acesso a sete serviços multitarefa, cada um cobrindo cenários diferentes. Um dos cenários envolve aplicação de streaming de música. Outro serviço permitiria aplicativo de telefonia de internet para receber chamadas.
Também integram as melhorias o service de push notification e um novo serviço de notificações locais que permite aos desenvolvedores entregar lembretes de servidores além dos da Apple.
Haverá ainda, entre os serviços, a possibilidade de uma aplicação completar a tarefa enquanto outra está rodando no front.
Os usuários de iPhone poderão também unificar seus e-mails em uma única caixa de entrada, além de organizá-las e abrir anexos de terceiros.
Para aproveitar o mercado, a Apple adicionou o software iBooks para leitura de livros digitais comprados e baixados da iBookstore.
Ferramentas corporativas
Além de promover diversas melhorias que agradarão os usuários finais, a Apple se preocupou em levar algo que chamasse a atenção do segmento corporativo, meio em que é crescente a presença do iPhone. Ferramentas de segurança como usar a senha do smartphone como uma chave de encriptação para acesso de e-mail e anexos foram incluídas. Uma nova aplicação de proteção de dados que programa interfaces está disponível para integração com aplicativos comerciais e caseiros.
O iPhone OS 4 permite ainda sincronizar múltiplas contas do Microsoft Exchange, usando a nova ferramenta de caixa de entrada unificada. O sistema operacional já suporta o Exchange Server 2010.
Outra melhoria para o segmento corporativo inclui um API para integração com softwares de terceiros que promovem o gerenciamento de dispositivos móveis. A Apple adicionou também a possibilidade de se conectar com a VPN da empresa utilizando soquetes seguros de protocolo de comunicação.
A nova versão do sistema operacional rodará no iPhone 3G, iPhone 3GS, e nas segunda e terceira gerações de iPod Touch, Entretanto, nem todas as novas funcionalidades estarão liberadas para hardwares mais antigos. A função multitarefa, por exemplo, funcionará apenas no iPhone 3GS e na terceira geração do iPod Touch.
Acompanhando a tendência de mercado, a Apple introduziu no OS 4 uma plataforma de publicidade móvel chamada iAd. Ela permite propagandas que a fabricante afirma combinar "a emoção da TV com a interatividade da web". Para anunciantes, a Apple promete a entrega de informação altamente focada para consumidores.
A Apple lança o iPhone OS 4 antes do que a indústria observa que será um dos maiores concorrentes da companhia, o Windows Phone 7, que deve chegar ao mercado no final deste ano.
Dell, Garmin-Asus, HTC, HP, Samsung, LG, Sony Ericsson, Toshiba e Qualcomm devem lançar celulares baseados no sistema operacional da Microsoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário