quinta-feira, 22 de abril de 2010

rasil é o país que mais pede remoção de dados do Google




RIO - O Google criou um novo site nesta semana revelando todos os países que já pediram a retirada de algum conteúdo do ar ou informações sobre usuários de serviços da empresa . Com a popularidade e todas as polêmicas envolvendo o Orkut por aqui, não surpreende que o Brasil esteja no topo da lista, com uma importante ressalva: as estatísticas da China são secretas. (Leia também: para 10 países, google ignora privacidade )
A companhia disse que está oferecendo o sumário de pedidos com o intuito de esclarecer como e quando os dados são removidos. No entanto, os pedidos feitos pelo governo chinês, onde o Google encerrou sua censura para buscas locais, representam um dado secreto que a empresa não irá revelar.
O diretor jurídico do Google, David Drummond, disse ao G1 que o google governament requests irá "trazer maior transparência e diminuir a censura".
- Esperamos que esta ferramenta mostre aos governos a quantidade de pedidos de quebra de censura na internet ao redor do mundo. Esperamos que este seja o primeiro passo para uma maior transparência sobre essas ações na tecnologia e nas comunicações.
No segundo semestre de 2009, o Brasil fez 3.663 pedidos de dados e 291 pedidos de remoção, em grande parte motivados por alegação de falsidades e difamações na rede social Orkut, segundo o Google.
Em nota, o Ministério Público Federal, afirmou que age com base em denúncias ou queixas recebidas diretamente de usuários ou enviadas por organizações dedicadas a defesa dos direitos da criança.
A Alemanha, que tem um alto número de pedidos de remoções relacionadas ao nazismo e negação do holocausto, está em segundo lugar na lista, seguida pela Índia, onde o Orkut também é popular, e pelos EUA.
O Google concordou com entre 77,5% e 94,1% dos pedidos feitos por esses quatro países no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário