quarta-feira, 5 de maio de 2010

Google deve lançar sua loja de e-books em julho


O Google anunciou nesta terça-feira, 04/05, que deve começar a vender livros digitalizados até o final de julho. Ao todo, já foram digitalizadas mais de 12 milhões de publicações. A empresa afirma que contará com a aceitação das editoras, entretanto, dará início às vendas antes da justiça resolver o caso das obras de domínio público.
A loja online recebe o nome de Google Editions e deve ter produtos compatíveis com qualquer aparelho de leitura digital, desde um telefone celular até o famigerado iPad, da Apple. De acordo com o porta-voz da empresa, só serão comercializados livros autorizados pelas editoras. Os primeiros rumores sobre a loja de livros do Google começaram a circular em outubro do ano passado, durante a Feira do Livro de Frankfurt...

Segundo o Google, os preços das obras seriam estipulados pelas editoras, e a empresa ficaria com 55% dos lucros.
A companhia ainda aguarda resposta de um juiz de Nova York a respeito do acordo fixado em outubro de 2008. A negociação prevê investimento de US$ 45 milhões para indenizar autores e editoras que tiveram livros digitalizados sem autorização e a criação de um fundo de US$ 30 milhões para remunerar as pessoas que aceitarem que suas obras sejam digitalizadas.
A nova proposta do Google deve criar concorrência para a loja online de e-books da Amazon, que vende obras para leitura no Kindle, iPad, iPhone e iPod. A concorrente possui mais de 500 mil títulos e é, atualmente, líder no segmento.
A Apple também está investindo no setor. A companhia de Steve Jobs lançou junto com o iPad, há cerca de um mês, o serviço iBookstore. O projeto da empresa conta com apoio de cinco das seis principais editoras dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário