sexta-feira, 25 de junho de 2010

iTEC testa o iOS 4, o novo sistema operacional do iPhone

Multitarefa é o grande destaque da nova versão.
Organizar ícones em pastas limpa o menu principal.


Com a promessa de aumentar a velocidade do uso do iPhone, levando o recurso de multitarefa para o aparelho, a Apple lançou nesta segunda-feira (21) o iOS 4, o novo sistema operacional do seu celular. Além de poder utilizar diversos aplicativos simultaneamente, o iOS 4, gratuito para todos os usuários, permite organizar os aplicativos em pastas, ter todas as contas de e-mail e um só lugar e ler os livros digitais do iBooks.
Abaixo os detalhes dos testes.

São mais de 100 novidades para o iPhone 3GS, 3G e iPod touch de segunda e terceira gerações que tentam equiparar o celular da Apple com outros smartphones similares do mercado em termos de funções. O G1 instalou o iOS 4 em um iPhone 3GS e explica as principais novidades do novo sistema operacional.
Multitarefa
O recurso de multitarefas é a principal novidade do
iPhone OS4. (Foto: Reprodução)
Este é um dos recursos mais solicitados pelos usuários do iPhone. Até então, para utilizar um aplicativo enquanto outro estava aberto, era necessário fechar o primeiro. Com o iOS4, todos os aplicativos compatíveis ficam abertos em segundo plano.
Caso ao utilizar um programa o usuário deseje utilizar outro que foi utilizado recentemente, basta dar dois cliques no botão “home”, o central do iPhone, para revelar uma aba. Nela estarão todos os programas utilizados recentemente e não há mais a necessidade de retornar à tela inicial para abri-los. Este recurso também “salva o estado” do programa quando este é fechado. Isto significa que em um game, por exemplo, o jogador voltará ao mesmo ponto que estava quando precisou utilizar outro programa.
A Apple prometeu que programas como o Skype, para conversas por meio de voz pela internet, e o Last.fm, para músicas on-line, funcionariam mesmo quando estes aplicativos estivessem rodando em segundo plano. Para isso acontecer, no entanto, é necessário que as desenvolvedoras lancem atualizações dos programas. Até o fechamento desta reportagem, nem o Skype nem o Last.fm haviam recebido uma atualização para rodar em segundo plano.
Ao abrir a aba dos aplicativos que rodam em multitarefa, o usuário pode optar por fechá-los. Para isso, basta tocar no ícone do programa desejado por alguns instantes para que surja a opção de fechá-lo.
Pastas
Ao organizar uma pasta de aplicativos, o usuário a 'abre' com um simples toque.Ao organizar uma pasta de aplicativos, o usuário a
'abre' com um simples toque. (Foto: Reprodução)
Organizar os aplicativos em pastas permite, além de organizar todos os programas do usuário em apenas um lugar, ter mais espaço no menu principal do iPhone. E criar pastas, chamadas de folders,é uma tarefa bastante simples.
O usuário precisa, primeiro, tocar e segurar em um dos ícones da tela inicial do aparelho. Quando eles começarem a tremer, basta arrastar um para cima de outro. O sistema automaticamente criará uma pasta com os dois programas, sugerindo um nome para ela. É possível modificar o nome do folder, tocando na área de texto e digitando a palavra desejada. Em seguida, basta arrastar até 12 aplicativos para a pasta. Mais do que isso é bloqueado pelo sistema.
E-mail
Todos os e-mails agora estão agrupados em uma única Caixa de Entrada, o que facilita ao tentar encontrar uma mensagem caso o usuário não se lembre em que conta ela foi enviada. Entretanto, quem preferir, pode navegar pelas Caixa de Entrada de cada conta em separado.
Para ter acesso às pastas de cada conta, como Itens Enviados, Rascunhos e Lixeira, por exemplo, é necessário entrar em cada conta, em uma opção que está localizada mais abaixo na página do Mail.
iBooks
A loja de livros digitais da Apple se torna disponível no iPhone quando o usuário baixar o aplicativo iBooks da iTunes Store. Ele permite ler todas as publicações disponíveis no iPad no celular e ainda sincronizar as páginas os dois dispositivos.
Os usuários podem fazer compras no celular, ler os livros e, quando ao sincronizar com o iPad, continuará lendo a publicação de onde parou.

Novos recursos de câmera
Uma das maiores reclamações dos usuários em relação à câmera do iPhone era a impossibilidade de poder dar zoom nas fotos. Com o iOS 4 é possível ampliar digitalmente as imagens com um zoom digital de 5x. Com a resolução de 3.2 megapixels, no entanto, a qualidade das fotos ampliadas não chega a um nível aceitável. Entretanto, com o iPhone 4, que terá câmera de 5 megapixels, este problema deverá ser contornado.
O vídeo não possui o recurso de zoom das imagens, mas o iOS 4 trouxe a foco manual para as gravações. Ao iniciar a gravação de um filme, o usuário precisa apenas tocar no que deseja que o iPhone foque ao gravar o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário